Decisão sobre Celso Sabino será tomada nesta sexta-feira

O União Brasil deu um ultimato para que os filiados deixem o governo de Lula em 24 horas, afetando o futuro de Celso Sabino, ministro do Turismo, que será definido nesta sexta-feira.
União Brasil dá ultimato para filiados
O União Brasil deu, na quinta (18/9), um ultimato para que os filiados deixem o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em até 24 horas. Assim, o futuro do ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), será definido nesta sexta-feira (19/9).
Decisão do União Brasil
A decisão do União Brasil ocorreu após a coluna de Andreza Matais mostrar que o nome do presidente da sigla, Antonio Rueda, apareceu nas investigações da Operação Carbono Oculto, que apura a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) nos setores financeiro e de combustíveis. Segundo apuração, Rueda seria proprietário de aeronaves usadas em um esquema de lavagem de dinheiro ligado à facção, de acordo com a Polícia Federal (PF).
Implicações para o ministro
Apesar do ultimato, a situação de Celso Sabino é mais complexa, pois ele está ligado aos projetos da 30ª Conferência das Partes (COP30), prevista para novembro em Belém (PA). O Metrópoles apurou que Sabino deve conversar nesta sexta com o presidente Lula, antes do fim do prazo dado pelo União. A COP é a reunião anual da ONU em que quase todos os países negociam ações contra a crise climática.
Perspectivas futuras
A tendência é que Lula mantenha Celso Sabino no cargo, caso ele decida permanecer, mas ainda não está claro como isso será feito. Uma alternativa considerada é uma licença temporária de Sabino do União.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com