Golpe do chupa-cabra: como criminosos em SP enganam idosos

Quadrilha utiliza terminais eletrônicos para roubar vítimas na capital paulista

Golpe do chupa-cabra: como criminosos em SP enganam idosos
Golpe do chupa-cabra em terminais eletrônicos. Foto: Banco Caixa eletrônico genérico — Foto: Banco Caixa eletronico generico

Quadrilha aplica golpe do chupa-cabra em idosos, utilizando caixas eletrônicos para fraudes.

O que é o golpe do chupa-cabra?

O golpe do chupa-cabra é uma fraude criminosa que tem como alvo principal idosos em São Paulo, utilizando caixas eletrônicos para enganar suas vítimas. Recentemente, a Polícia Civil prendeu cinco pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que aplicava esse golpe, que envolve a alteração de terminais eletrônicos com dispositivos que retinham cartões. A prática criminosa foi identificada após investigações que começaram em setembro do ano passado, em Palmital, interior paulista.

Como a quadrilha atuava

Os criminosos da quadrilha eram responsáveis por ações em várias cidades, incluindo Adamantina, Cândido Mota, Junqueirópolis, Martinópolis, Ourinhos, Palmital, Pirajuí e Presidente Prudente. Eles alteravam os terminais eletrônicos de forma que os cartões das vítimas ficassem retidos. Durante esse processo, as vítimas eram induzidas a ligar para falsas centrais de atendimento, nas quais forneciam suas senhas. Isso permitiu que os criminosos realizassem saques e transferências, resultando em um prejuízo significativo.

Investigação e prisões

As investigações da Polícia Civil revelaram um grupo criminoso composto por sete pessoas, com prejuízos estimados em R$ 48 mil até o momento, afetando pelo menos oito vítimas. Na operação, foram cumpridos sete mandados de prisão e oito de busca em diversos endereços. A ação envolveu 64 policiais civis e 16 viaturas, demonstrando a seriedade com que as autoridades estão tratando o caso.

Equipamentos apreendidos e consequências

Durante as prisões, a polícia apreendeu dispositivos eletrônicos, máquinas de cartão, chips de telefonia e uma quantia de R$ 2,4 mil. A operação é um passo importante para combater esse tipo de crime, que atinge principalmente os mais vulneráveis.

A importância da conscientização

É crucial que a população, especialmente os idosos, esteja ciente desse tipo de golpe. A orientação para sempre desconfiar de situações em que o cartão fica retido e nunca fornecer senhas a desconhecidos pode ajudar a evitar que mais pessoas sejam vítimas desse tipo de crime. Além disso, as autoridades continuam a investigar e a buscar mais informações sobre o grupo criminoso, a fim de desarticular completamente essa rede de fraudes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *