Irã propõe programa nuclear para evitar sanções

Ministro das Relações Exteriores apresentou proposta a potências europeias

Irã propõe programa nuclear para evitar sanções
Abbas Araqchi, Ministro das Relações Exteriores do Irã

O Irã apresentou uma proposta nuclear às potências europeias para evitar sanções da ONU, segundo seu chanceler.

O Irã apresentou uma proposta sobre seu programa nuclear nesta sexta-feira (19) em meio à expectativa de que o Conselho de Segurança da ONU aprove a reimposição de sanções contra Teerã. O chanceler iraniano, Abbas Araqchi, afirmou que a proposta é “justa e equilibrada” e visa atender às preocupações das potências europeias.

Proposta apresentada

Araqchi revelou que a proposta foi enviada ao Reino Unido, França e Alemanha, conhecidos como E3, além da União Europeia (UE). Segundo ele, a ideia é criativa e pode ser colocada em prática rapidamente, conciliando as linhas vermelhas de todos os lados para evitar uma crise.

Contexto das sanções

O anúncio do ministro ocorre em um momento crítico, já que o Irã não possui os nove votos necessários para impedir a reimposição das sanções antes do final do mês. As potências ocidentais, incluindo Israel, expressam preocupações de que o Irã busca desenvolver armas nucleares, uma alegação que Teerã nega veementemente.

Acordo de 2015

O pacto internacional de 2015, que visava controlar as atividades nucleares do Irã em troca do levantamento de sanções, está suspenso desde que os EUA se retiraram do acordo em 2018. Desde então, o Irã tem descumprido compromissos, especialmente em relação ao enriquecimento de urânio e ao acesso de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) às suas instalações.

O futuro das negociações e a possibilidade de um retorno ao acordo ainda permanecem incertos, com o cenário político em constante evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *