Provas do Exame Nacional do Ensino Médio foram realizadas em todo o Brasil neste domingo

Candidatos do Enem 2025 avaliam que, apesar da longa duração das provas, as questões foram relativamente fáceis.
Milhões de candidatos realizaram neste domingo (16) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) em 1.805 municípios. De acordo com as informações coletadas, as provas de ciências da natureza e matemática foram aplicadas em todas as 27 unidades federativas do Brasil. Apesar da longa duração das provas, muitos participantes consideraram que as questões estavam relativamente fáceis.
Expectativas e avaliações dos participantes
As provas encerraram às 18h30, mas os candidatos puderam sair da sala a partir das 15h30. Érika Tauany, uma das primeiras a deixar o local em Brasília, expressou sua satisfação com o nível das questões. “Não foi muito complicado, não. Algumas questões foram fáceis, outras mais desafiadoras, especialmente na prova de física”, afirmou. Por outro lado, Thaylla Luara, também do Distrito Federal, relatou que a prova foi tranquila, sem dificuldades nas disciplinas de química, física e matemática.
Entretanto, alguns candidatos não tiveram a mesma sorte. Janderson Polibio, que prestou o Enem após 13 anos, teve dificuldades e arriscou chutar em cerca de um terço das questões. “Fiz só o que eu sabia. Melhor chutar e ir pra casa”, disse ele. No Cefet, no Rio de Janeiro, muitos relataram que a prova estava longa e cansativa, mas as questões foram consideradas mais simples do que o esperado.
As experiências variadas
Amanda Barbosa, uma jovem de 18 anos que sonha em cursar nutrição, destacou que, apesar de cansativa, a prova foi mais simples em comparação ao ano anterior. Por outro lado, Leonardo Drummond, de 23 anos, encontrou dificuldades, especialmente em matemática, enquanto Davi da Paz Morais, de 20 anos, elogiou a elaboração das questões.
Matheus Oliveira, estudante do 1º ano, prestou o Enem como treineiro e achou o nível de exigência da prova de matemática superior ao das outras disciplinas. Ele acredita que essa experiência é importante para se acostumar com o formato do exame. Os irmãos Felipe e Bruno Turazzi, também treineiros, compartilharam suas impressões sobre a dificuldade da prova e a necessidade de mais preparação.
Expectativas dos familiares
Enquanto os candidatos estavam concentrados nas provas, seus familiares aguardavam ansiosamente do lado de fora. Geni de Oliveira Penna Matos, avó de uma candidata, expressou sua preocupação e esperança pelo desempenho da neta Leslianne, que deseja ser cardiologista ou fisioterapeuta. O pedreiro Darci Pinto de Sousa, pai de Keyse, que busca medicina, também estava na expectativa. Ele enfatizou a importância da educação para as novas gerações.
Procedimentos para reaplicação
Após o término das provas, os candidatos puderam sair com o caderno de questões. Aqueles que solicitaram tempo adicional, como os que precisaram de videoprova em Libras, tiveram um acréscimo de 60 a 120 minutos. Os participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas por problemas logísticos poderão solicitar a reaplicação do Enem. As solicitações devem ser feitas até a próxima sexta-feira (21) pelo site do Inep.
Com a realização do Enem 2025, muitos candidatos agora aguardam ansiosamente os resultados, que serão divulgados em janeiro de 2026.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil




