Venezuela intensifica operações militares no Caribe

Ação defensiva em meio a tensões com os EUA

Venezuela intensifica operações militares no Caribe
Nicolás Maduro durante pronunciamento. Foto: Reprodução/Redes sociais

Venezuela realiza operações militares na Ilha de La Orchila em resposta a tensões com os EUA.

Na última quarta-feira, 17, a Venezuela deu início a uma grande operação militar na Ilha de La Orchila, envolvendo milhares de soldados e equipamentos pesados, como parte de uma resposta à crescente presença militar dos EUA na região. A ação foi promovida pelas autoridades como uma medida defensiva diante das tensões aumentadas.
Durante os três dias de exercícios, batizados de “Caribe Soberano 200”, as Forças Armadas venezuelanas contaram com apoio de 12 navios militares, 22 aeronaves e veículos anfíbios. Demonstrações noturnas de poder de fogo incluíram disparos de mísseis antiaéreos e artilharia pesada. O governo de Nicolás Maduro incentivou a participação popular, convocando reservistas e milicianos para treinamentos de tiro nos quartéis.
A iniciativa ocorre após incidentes em que militares dos EUA destruíram pelo menos dois barcos venezuelanos, resultando na morte de 14 pessoas. Maduro acusou os EUA de mascarar operações de interferência sob o pretexto de combate ao tráfico de drogas, alegando que suas embarcações estariam direcionadas à costa venezuelana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *