BRB Se Defende de Bloqueio Bilionário na Operação da PF; Presidente é Afastado

O Banco de Brasília (BRB) veio a público para negar veementemente que tenha sido alvo de bloqueio de bens na Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal. A instituição financeira emitiu uma nota oficial na noite de terça-feira (18), assegurando que a Justiça Federal esclareceu que a ordem de bloqueio de R$ 12,2 bilhões recai sobre pessoas físicas e outras empresas investigadas, e não sobre o banco.

Segundo o BRB, a 10ª Vara Federal de Brasília corrigiu uma decisão anterior, explicitamente excluindo a instituição das medidas de restrição patrimonial relacionadas à operação. “Retifico a decisão (…) para excluir o Banco Regional de Brasília (…) das medidas de constrição patrimonial referentes ao bloqueio do montante total de R$ 12,2 bilhões de suas contas”, afirmou o banco, citando a decisão judicial.

A instituição financeira enfatizou que nenhum ativo ou valor do BRB foi bloqueado. As medidas judiciais se aplicam exclusivamente a indivíduos sob investigação e outras entidades mencionadas nos autos. O banco também reiterou seu compromisso com a transparência, a legalidade e o cumprimento rigoroso das normas do sistema financeiro nacional.

Em meio à operação, a Justiça determinou o afastamento temporário do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e do diretor de Finanças e Controladoria, Dario Oswaldo Garcia Júnior. Para substituir Costa, o governo do Distrito Federal indicou Celso Eloi de Souza Cavalhero, atual superintendente da Caixa, que, no entanto, precisa ser aprovado pela Câmara Legislativa do DF.

Fonte: http://jovempan.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *