Polícia Federal coloca películas escuras após filmagem de Bolsonaro

Medida visa reforçar a segurança e a privacidade dos detidos na Superintendência Regional da PF

Polícia Federal coloca películas escuras após filmagem de Bolsonaro
Bolsonaro segue detido preventivamente. Foto: CNN

Após filmagem de Bolsonaro na PF, películas escuras são instaladas para garantir privacidade e segurança.

Polícia Federal instala películas escuras na Superintendência Regional

A Polícia Federal (PF) instalou, na tarde desta segunda-feira (24/11), películas escuras nos vidros das portas de sua Superintendência Regional no Distrito Federal. Essa intervenção ocorre um dia após o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso preventivamente desde o dia 22 de novembro, ter sido filmado na recepção do prédio durante a visita de sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Objetivo da instalação das películas

As novas películas permitem que quem está dentro do prédio consiga ver o lado externo, mas bloqueiam a visão de fora. Além das películas, a porta lateral da Superintendência foi temporariamente fechada, e os servidores agora precisam entrar exclusivamente pela porta principal. Essa medida foi adotada para melhorar o controle do fluxo de pessoas no prédio.

Segundo informações de investigadores, o principal objetivo da instalação das películas é reforçar a segurança e a privacidade tanto de detidos quanto de servidores. A filmagem de Bolsonaro gerou preocupações sobre vulnerabilidades operacionais, uma vez que áreas internas da Superintendência ficaram visíveis em vídeos que foram divulgados nas redes sociais.

Reações nas redes sociais

As imagens de Bolsonaro, que foram registradas no dia 23 de novembro, mostraram o ex-presidente circulando entre a sala de visitas e a área de recepção. A gravação gerou críticas nas redes sociais, com alegações de que ele estaria recebendo um tratamento diferenciado. No entanto, a equipe do Metrópoles apurou que os deslocamentos estavam dentro dos protocolos internos da PF e que não houve qualquer irregularidade. O ex-mandatário estava apenas retornando ao espaço onde permanece custodiado.

Condições de detenção de Bolsonaro

A sala onde Bolsonaro cumpre sua prisão preventiva conta com cama de solteiro, televisão, ar-condicionado, frigobar e banheiro próprio. Ele se encontra detido desde a manhã de sábado, após o ministro Alexandre de Moraes ter indicado um risco de fuga, em decorrência da vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro e da violação da tornozeleira eletrônica.

Manutenção da prisão preventiva

Na mesma segunda-feira em que as películas foram instaladas, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a manutenção da prisão preventiva de Bolsonaro. O colegiado decidiu, por unanimidade, manter o ex-presidente preso, com votos favoráveis dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A decisão reforça a gravidade das acusações contra Bolsonaro e a necessidade de medidas rigorosas de segurança em relação à sua detenção.

A instalação das películas escuras é uma resposta direta às preocupações levantadas pela recente filmagem e evidencia a necessidade de proteger as rotinas internas da PF, além de garantir a segurança dos envolvidos no caso.

Fonte: www.metropoles.com

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *