Pecuarista assume a liderança da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu com 762 votos

Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges é eleito novo presidente da ABCZ em assembleia que contou com ampla participação.
Na terça-feira (25), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) elegeu sua nova diretoria durante uma assembleia que contou com ampla participação dos associados. O pecuarista e médico-veterinário Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges foi escolhido como o novo presidente para o triênio 2026-2028.
A votação teve início às 9h e se estendeu até as 18h, quando as urnas foram lacradas. Após o encerramento, a Comissão Eleitoral iniciou a contagem dos votos, que foi acompanhada por membros fiscais da chapa concorrente, garantindo total transparência ao pleito. Arnaldo Manuel, à frente da chapa “ABCZ em Ação”, obteve um total de 762 votos.
Com quase cinco décadas de experiência na ABCZ, Arnaldo já ocupou cargos significativos como Conselheiro, Superintendente Técnico e até mesmo presidente da entidade de 2016 a 2019. Sua volta à liderança da maior entidade da pecuária zebuína do mundo é vista como um sinal de continuidade e confiança.
O novo presidente destacou a responsabilidade que sua nova função implica e reafirmou seu compromisso com a continuidade das ações que já vêm sendo desenvolvidas na ABCZ. “Sabemos da responsabilidade que envolve conduzir uma gestão. Ao longo do tempo em que estamos na ABCZ, tivemos a oportunidade de adquirir muito conhecimento, e procuramos formar uma diretoria composta por 108 membros, com uma renovação importante de 50%. Tenho certeza de que iremos realizar um excelente trabalho, dando continuidade ao que sempre foi feito na Associação, especialmente no melhoramento genético das raças zebuínas”, afirmou Arnaldo.
Gabriel Garcia Cid, o presidente que encerra seu ciclo, comentou sobre a importância da sucessão. “Fomos parabenizados por todos os cantos do Brasil, onde estivemos, e sempre agradecendo a Deus e à nossa equipe, que trabalha de forma exemplar. Ficamos muito felizes com a eleição do Arnaldo, que já presidiu a entidade. A volta dele traz confiança para a ABCZ, uma continuidade de um trabalho sério, dedicado ao associado e aos criadores de todas as raças.”
Estrutura da nova diretoria
A nova diretoria da ABCZ, que tomará posse em 1º de janeiro de 2026, é composta por:
- Presidente: Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges
- 1º Vice-Presidente: Marco Antônio Andrade Barbosa
- 2º Vice-Presidente: Antônio José Prata Carvalho
- 3º Vice-Presidente: Ângelo Mário de Souza Prata Tibery
Diretores
- Ana Cláudia Mendes de Souza
- Arnaldo Prata Filho
- Bento Abreu Sodré de Carvalho Mineiro
- Carlos Henrique de Mendonça Pereira
- Eduardo Penteado Cardoso
- Gabriel Garcia Cid
- Gilberto Machado Barata de Oliveira
- Jorge Antônio Pires de Miranda
- José Olavo Borges Mendes Júnior
- José Roberto Azzi
- Marcio Diniz Junior
- Rodrigo Rezende Simões
- Sérgio Junqueira Germano
Conselho Fiscal Efetivos
- Alexandre Cavalcanti de Melo Bernardi
- Carlos Márcio Guapo
- Leila Borges de Araújo
- Oscar José Caetano de Castro
- Rogerio Santos da Silva
Conselho Fiscal Suplentes
- Claudia Rodrigues da Cunha
- Euclides Prata dos Santos Neto
- João Machado Prata Neto
- José Calmon Tiradentes Cunha
- Miriam Oliveira Borges
Conselho Consultivo
A nova composição do Conselho Consultivo inclui representantes de diversas regiões do Brasil, garantindo uma representação ampla e diversificada na gestão da ABCZ.
A expectativa é que a nova diretoria trabalhe em conjunto para fortalecer a pecuária zebuína, tanto no Brasil quanto no cenário internacional, promovendo o desenvolvimento e a inovação no setor.




