A primeira semana do último mês do calendário de 2025 começa com duas sessões nesta segunda-feira e vai ser marcada por debates na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) sobre políticas públicas, homenagens, ventos culturais, além de ações voltadas à defesa do consumidor, reabilitação, extensão rural, agropecuária, meio ambiente, pesquisa científica e lançamento de um livro.
Um dos tópicos quentes será a criação do Procon de Curitiba, amanhã, às 9h, haverá uma audiência pública, proposta pelo deputado estadual Paulo Gomes (PP), para discutir o tema, autoridades estaduais, municipais e movimentos organizados estarão no encontro, já que Curitiba é uma das poucas cidades brasileiras de grande porte que ainda não instalou a unidade própria do órgão.
Também às 9 horas, o Plenário recebe sessão solene proposta pelo deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) em homenagem à Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Paraná (FEBIEX/PR), entidade que congrega instituições dedicadas ao atendimento e à melhoria dos serviços voltados às pessoas com deficiência no Estado.
No campo acadêmico e jurídico, o lançamento do livro “Violência Política Contra Mulher – Os limites da competência da Justiça Eleitoral”, da advogada e pesquisadora Fernanda Valone Esteves, ocorre no Salão Nobre às 18 horas, em iniciativa do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD). O evento fecha a programação de segunda-feira.
A agenda segue com a celebração dos 70 anos da Extensão Rural no Paraná, marcada para terça-feira (3), às 10h30. A sessão solene, proposta pelos deputados Professor Lemos (PT), Alexandre Curi (PSD) e Hussein Bakri (PSD), reconhece a contribuição do IDR-Paraná e de seus extensionistas no desenvolvimento de famílias agricultoras em todas as regiões do Estado.
Na quarta-feira (3), às 9h30, o Salão Nobre sedia homenagem aos profissionais da Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná (Cooenf/PR). A iniciativa do deputado Bazana (PSD) destaca a trajetória da primeira cooperativa paranaense formada por especialistas em enfermagem.
A quinta-feira (4) será dedicada ao setor aquícola, com a audiência pública “Em Defesa dos Criadores de Tilápia”, às 14 horas, no Auditório Legislativo. Proposta pelo deputado Ricardo Arruda, a discussão também envolve seu projeto de lei 1068/2025, que busca proibir a importação e comercialização de tilápia estrangeira no Estado, fortalecendo a produção local.
Na sexta-feira (5), duas atividades fecham a semana. A primeira é a audiência pública “Dia Mundial do Solo: Solos Saudáveis para Cidades Saudáveis”, às 10 horas, no campus da UENP em Cornélio Procópio, organizada pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), em parceria com a universidade e a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Já às 14 horas, o Plenário recebe a celebração dos 25 anos do curso de Terapia Ocupacional da UFPR, proposta do deputado Goura (PDT), reconhecendo a importância da formação para autonomia e reabilitação de pacientes. Às 18 horas, ocorre a sessão solene em homenagem aos 60 anos da FAEP, proposta do deputado Anibelli Neto (MDB).
Especial de Natal
As atividades alusivas ao Natal ganham espaço ao longo da semana. A abertura da Exposição de Presépios da COOPArte/Adetur ocorre na segunda-feira, às 10 horas, no Espaço Cultural, proposta da deputada Cloara Pinheiro (PSD), reunindo peças que destacam o artesanato e a tradição regional.
Ainda no clima festivo, a Feira de Natal de Microempreendedores será aberta às 13h30 no espaço atrás do Plenário, organizada pelo presidente da Comissão de Cultura, deputado Nelson Justus (União), em parceria com o Sebrae/PR. Microempreendedores individuais vão expor produtos criativos, gastronômicos e artesanais, com apresentação do coral da Polícia Militar.
Sessões plenárias
As atividades legislativas também terão destaque na segunda-feira (1º), quando serão realizadas duas sessões plenárias — uma ordinária e outra extraordinária. Entre os projetos previstos para análise em dois turnos está o PL 521/2025, dos deputados Tercilio Turini (MDB), Evandro Araújo (PSD) e Goura (PDT), que autoriza o fornecimento individualizado de água e energia elétrica a imóveis localizados em núcleos urbanos informais consolidados que estejam em processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb).
A pauta inclui ainda o projeto de lei complementar 14/2025, de autoria do Governo do Estado, que propõe alterações na Lei Complementar nº 108/2005 com o objetivo de permitir a contratação temporária em entidades da Administração Pública Indireta, especialmente fundações públicas de direito privado, desde que observados critérios específicos e seleção por processo simplificado. Outro item que será apreciado é o PL 736/2025, de iniciativa do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que atualiza regras relacionadas às custas judiciais. Já na sessão extraordinária, volta à discussão o projeto 1080/2025, responsável por estruturar níveis de governança nas instituições estaduais de ensino superior e organizar cargos e funções acadêmicas.
Turno único
Oito proposições serão analisadas em turno único ao longo da sessão. Entre as matérias previstas está o PL 388/2023, que atualiza a grafia oficial do “Club Athletico Paranaense” na legislação estadual; o PL 235/2025, do deputado Moacyr Fadel (PSD), que inclui no calendário paranaense o Dia do Afoxé Filhos de Iemanjá de Paranaguá; e o PL 443/2025, apresentado pelo deputado Adão Litro (PSD), que concede ao município de Cerro Azul o título de Capital Estadual da Mandioca de Mesa.
Também integram a ordem do dia o PL 476/2025, que institui o Dia Estadual da Neurodiversidade; o PL 648/2025, que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná ao bispo Rafael dos Santos Querido; e o PL 825/2025, que declara de utilidade pública o Distrito 4730 de Rotary International. Além deles, serão apreciados o PL 840/2025, que reconhece a Festa do Leitão Desossado de Bom Sucesso do Sul como patrimônio cultural paranaense; e o PL 867/2025, de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB), que reconhece o Coritiba Foot Ball Club como patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado.
Transmissão
As sessões plenárias, ordinária e extraordinária, terão transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, no canal 10.2 em TV aberta e no canal 16 da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.
Leia outras matérias do Blog do Tupan e do parceiro Jornal Paraná
Alexandre Curi pode optar pela camisa 55 ou 10
Quantos deputados ficarão no União Brasil em 2026
SOS Segurança em Curitiba foi bom para fotos
Rosângela Moro tem outros planos para 2026
Coritiba começa o desmonte do time campeão da Série B
Coritiba vai se esforçar para cair em 2026
Planeta com água é encontrado a 18 anos-luz de distância
Consumo habitual do chá combate o inchaço
Motoboy com BO é executado na calçada de hamburgueria
Fonte:Blog do Tupan
