Diante de recentes quedas nos índices de aprovação, o governo Lula articula uma estratégia para reconquistar a confiança do eleitorado. A crescente insatisfação, intensificada por controvérsias em áreas como o sistema PIX, o INSS e o aumento do IOF, impulsionou a formulação de um plano focado em programas sociais.
O governo aposta em três iniciativas principais, com lançamento previsto para junho, visando o que ministros descrevem como uma “virada de mesa”. As ações incluem o programa Pé-de-Meia, voltado para estudantes do ensino médio, e duas novas propostas na área de energia.
Entre as novidades, destacam-se o programa Luz do Povo, que oferecerá energia gratuita para consumidores de baixa renda com consumo de até 80 kWh mensais, e o Gás para Todos, que ampliará a distribuição de botijões de gás para famílias em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, famílias com quatro ou mais membros terão direito a seis botijões de gás por ano. O ministro Alexandre Silveira garantiu ao G1 que os programas estão estruturados e não gerarão impacto no orçamento.
A iniciativa tem como público-alvo os beneficiários do Bolsa Família e outros programas sociais, tradicionalmente um eleitorado fiel ao presidente Lula. No entanto, pesquisas recentes indicam um distanciamento desse grupo em relação ao governo, tornando a recuperação da popularidade um desafio crucial.
Fonte: http://vistapatria.com.br