Alep Celebra 70 Anos da Extensão Rural no Paraná com Homenagem ao IDR

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realiza, nesta quarta-feira (3), uma sessão solene em reconhecimento aos 70 anos de Extensão Rural no estado e ao trabalho fundamental do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). O evento, agendado para as 10h30 no Plenário da Alep, homenageará gestores e extensionistas que dedicam suas carreiras ao apoio das famílias agricultoras e comunidades rurais paranaenses.

A iniciativa da solenidade partiu dos deputados Professor Lemos (PT), Hussein Bakri (PSD), líder do governo, e Alexandre Curi (PSD), presidente da Alep. Segundo os parlamentares, o objetivo é reconhecer a Extensão Rural como uma política pública essencial para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Paraná.

“Ao longo de sete décadas, seus profissionais têm assegurado assistência técnica, difusão de tecnologias, promoção da sustentabilidade produtiva, incremento da renda agrícola, segurança alimentar e fortalecimento das comunidades rurais em todas as regiões do Estado”, ressaltaram os autores da homenagem, destacando a importância do trabalho contínuo desses profissionais.

De acordo com o IDR-Paraná, a história da Extensão Rural no Paraná teve início em 20 de maio de 1956, com a implantação dos primeiros Escritórios Técnicos de Agricultura (ETAs). Inspirados no sistema de extensão dos EUA, os ETAs visavam difundir tecnologias e novas práticas agrícolas, impulsionando o desenvolvimento do setor no estado.

Ao longo dos anos, a Extensão Rural se adaptou às necessidades de cada época, abrangendo desde o aprimoramento de programas de crédito rural e incentivo ao cooperativismo até a conservação de solos, manejo integrado de pragas, inclusão social e econômica, desenvolvimento sustentável e agroindustrialização. Representantes do IDR-Paraná, Faep, Seti e outras entidades devem participar da solenidade.

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *