Assembleia e Uvepar assinam convênio para fortalecer os legislativos municipais no Paraná

Parceria busca ampliar a capacitação e integrar as Câmaras Municipais à estrutura da Assembleia

Assembleia e Uvepar assinam convênio para fortalecer os legislativos municipais no Paraná
Créditos. Foto: Valdir Amaral/Alep

Assembleia Legislativa do Paraná e Uvepar firmam parceria para capacitar vereadores e melhorar a gestão pública.

Assembleia e Uvepar firmam parceria para fortalecer os legislativos municipais

A Assembleia Legislativa do Paraná e a União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) formalizaram, nesta terça-feira (2), um termo de parceria voltado ao fortalecimento dos legislativos municipais em todo o Estado. O objetivo é implementar uma série de ações integradas que ampliem a qualificação técnica dos vereadores, incentivem boas práticas e aproximem os parlamentos municipais da estrutura institucional do Legislativo.

O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou a importância da Escola do Legislativo na formação dos parlamentares. “Este convênio representa um avanço significativo na capacitação dos vereadores e vereadoras do Paraná”, afirmou. Ele ressaltou que a parceria ajudará na formação técnica e no desenvolvimento de projetos de lei relevantes para as Câmaras Municipais.

O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Gugu Bueno (PSD), mencionou que o Paraná possui 399 Câmaras Municipais e enfatizou que a Assembleia é um modelo a ser seguido. “O programa da Escola do Legislativo tem trazido resultados extraordinários, capacitando nossos vereadores tanto na área legislativa quanto na gestão das Câmaras”, comentou.

A segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), também comentou sobre a parceria, afirmando que ela amplia a presença da Assembleia nos municípios e cria uma rede de boas práticas que fortalece a gestão pública. “Municípios fortes nascem de parlamentos mais qualificados”, destacou.

Fortalecimento do trabalho legislativo

Com essa parceria, a Escola do Legislativo está unindo serviços e ações voltadas aos vereadores do Paraná. O diretor da Escola, Jeulliano Pedroso, afirmou que a colaboração com a Uvepar permitirá uma conexão mais direta com os parlamentares, ajudando a entender suas demandas e prioridades.

Essa iniciativa está alinhada com a criação de uma Rede Estadual de Educação Legislativa, cujo objetivo é promover a formação cívica e democrática em todos os municípios do Paraná. “Parcerias como essa ampliam nosso alcance e permitem fortalecer o Legislativo municipal”, completou Pedroso.

A presidente da Uvepar, vereadora Maria de Fátima Castro, reforçou a importância da parceria para unir forças e sumarizar esforços. Ela revelou que sua campanha à presidência da Uvepar foi inspirada no trabalho da Assembleia, especialmente na iniciativa da Assembleia Itinerante, que aproxima o Parlamento da população.

Termo de cooperação e ações previstas

O termo de cooperação visa capacitar vereadores e servidores, fomentar o desenvolvimento das Escolas do Legislativo nos municípios e promover a integração entre as Câmaras e a Escola do Legislativo da Assembleia. Entre as ações previstas estão o apoio técnico para aprimorar a formação legislativa, estímulo à participação em programas educacionais, e ampliação da oferta de cursos e seminários voltados à gestão pública.

Além disso, a Uvepar participará ativamente das Assembleias Itinerantes, promovendo o diálogo regional e o intercâmbio de experiências. O acordo também prevê a produção conjunta de materiais técnicos e a divulgação integrada das ações das instituições.

A Assembleia se comprometeu a disponibilizar servidores para a gestão da parceria, prestar apoio técnico às Câmaras e garantir um canal permanente de cooperação e troca de informações. Essa iniciativa é vista como um passo importante para fortalecer a atuação dos legislativos municipais e melhorar a qualidade da política local.

Fonte: www.assembleia.pr.leg.br

Fonte: Valdir Amaral/Alep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *