Arquitetura Mundial de Luto: Frank Gehry, Mestre do Design Inovador, Morre aos 96 Anos

O mundo da arquitetura perdeu um de seus visionários mais celebrados. Frank Gehry, o arquiteto por trás de estruturas icônicas e imaginativas, faleceu nesta sexta-feira, aos 96 anos, em sua residência em Santa Monica, Califórnia. A notícia foi confirmada por Meaghan Lloyd, chefe de gabinete da Gehry Partners LLP, que informou que a causa da morte foi uma breve doença respiratória. Gehry deixa um legado de edifícios que desafiaram convenções e redefiniram a paisagem urbana global.

Gehry alcançou um nível de reconhecimento e aclamação raramente visto no mundo da arquitetura. Suas criações, impulsionadas por uma paixão pela pop art moderna, incluem obras-primas como o Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles e o DZ Bank Building em Berlim. “Seu trabalho é originalmente refrescante e totalmente americano”, declarou o júri do Prêmio Pritzker, a mais alta honraria da arquitetura, que Gehry recebeu.

Além de suas obras mais conhecidas, Gehry também deixou sua marca no Vale do Silício, projetando a expansão da sede do Facebook a pedido do CEO Mark Zuckerberg. Sua capacidade de inovar e surpreender se manteve presente ao longo de sua extensa carreira, produzindo projetos aclamados até seus 80 e poucos anos. Seus edifícios não apenas ocupavam espaço, mas também transformavam os horizontes das cidades que os abrigavam.

Entre suas criações notáveis ​​estão a sede da InterActiveCorp (IAC Building) em Nova York, com sua forma de colmeia cintilante, e o New York By Gehry, um arranha-céu residencial de 76 andares que, em sua inauguração, foi uma das estruturas mais altas do mundo em sua categoria. Sua influência se estendeu também à academia, onde lecionou arquitetura na Universidade do Sul da Califórnia, sua alma mater, além de passagens por Yale e Columbia.

Ao longo de sua vida, Gehry recebeu inúmeras homenagens, incluindo a medalha de ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos, o prêmio de conjunto da obra da Americans for the Arts e a maior honraria de seu país natal, o Companion of the Order of Canada. Frank Gehry deixa sua esposa, Berta; os filhos Alejandro e Samuel; e a filha Brina. Sua filha Leslie Gehry Brenner faleceu em 2008. Seu legado, no entanto, permanecerá vivo através de seus edifícios, que continuarão a inspirar e desafiar as gerações futuras.

Fonte: http://jovempan.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *