O empresário e influenciador digital Gabriel Spalone, de 29 anos, foi preso no Aeroporto Internacional de Buenos Aires, na Argentina, na noite de sábado, 27. Ele era alvo de um mandado de prisão internacional por suspeita de liderar um esquema de desvio de R$ 146 milhões através do sistema de pagamentos Pix. A prisão ocorreu após Spalone passar por diversos países tentando escapar das autoridades.
A Polícia Federal confirmou que a detenção de Spalone só foi possível após a inclusão de seu nome na lista de Difusão Vermelha da Interpol. A operação contou com a colaboração das autoridades da Argentina, Panamá, Paraguai, Estados Unidos e da Polícia Civil de São Paulo (PCSP). O influenciador aguardará na Argentina o processo de extradição para o Brasil, onde responderá pelas acusações criminais.
Curiosamente, Spalone havia sido preso no Panamá no mesmo dia, mas foi liberado devido à ausência de um mandado de prisão internacional naquele momento. Após ser solto, tentou seguir viagem para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, mas acabou sendo detido novamente pelas autoridades argentinas ao desembarcar em Buenos Aires.
Investigado pela Polícia Civil de São Paulo, Spalone é acusado de chefiar um esquema que desviou R$ 146 milhões de um banco e de empresas por meio de transferências eletrônicas. De acordo com a polícia, o grupo utilizava indevidamente credenciais de uma prestadora de serviços, depositando os valores desviados em pelo menos dez contas bancárias diferentes.
Sendo proprietário das empresas Dubai Cash e Next Trading Dubai, Spalone possui uma forte presença nas redes sociais, com mais de 800 mil seguidores. Ele estava foragido desde terça-feira, 23, quando o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagrou a Operação Dubai, que resultou na prisão de outros dois suspeitos envolvidos no esquema.
Fonte: http://revistaoeste.com