Alckmin Aposta em Encontro Lula-Trump para Destravar Redução de Tarifas a Produtos Brasileiros

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, manifestou otimismo quanto à possibilidade de um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. Em entrevista à Rádio CBN, nesta segunda-feira (29), Alckmin expressou a esperança de que a reunião possa impulsionar as negociações para reduzir as tarifas impostas a produtos brasileiros. A declaração sinaliza uma aposta do governo na diplomacia para atenuar barreiras comerciais.

Segundo o vice-presidente, o encontro entre os líderes pode abrir caminho para novas exceções às tarifas e até mesmo para uma redução significativa, de 50%, para os setores mais afetados. Apesar da falta de informações sobre a data ou o formato da reunião, Alckmin enfatizou a importância do diálogo para o avanço das negociações. Ele destacou, ainda, o papel crucial do setor privado nesse processo, que tem atuado para minimizar o impacto das tarifas.

“Nós estamos confiantes de que terá uma boa conversa entre o presidente Lula e o presidente Trump e que isso possa destravar ainda para a gente avançar mais”, declarou Alckmin, reforçando a expectativa do governo em relação ao encontro. O vice-presidente mencionou que, embora não tenha detalhes sobre o que motivou a abertura de Trump às negociações, ele considera a mudança de postura positiva, argumentando que a lógica está do lado do Brasil.

Adicionalmente, Alckmin descartou qualquer relação entre decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e a política de importações adotada pelos Estados Unidos. Ele reiterou que tarifas de importação e exportação são questões de política regulatória, sem ligação com decisões judiciais internas. Por fim, o vice-presidente anunciou uma viagem à Índia em 15 dias, com o objetivo de negociar a abertura de novos mercados para os produtos brasileiros.

Fonte: http://jovempan.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *