Um peruano e um argentino, procurados por envolvimento na brutal morte de três mulheres em Buenos Aires, foram capturados no Peru, informou o Ministério do Interior peruano na terça-feira (30). O crime, que incluiu sessões de tortura, chocou a Argentina não apenas pela violência, mas também por ter sido transmitido ao vivo em um perfil fechado do Instagram, alcançando cerca de 45 pessoas.
Os detidos foram identificados como Tony Janzen Valverde Victoriano, peruano de 20 anos, e Matías Ozorio, argentino de 28 anos, de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Interior. As prisões elevam para nove o número de detidos, entre argentinos e peruanos, ligados ao caso que causou forte comoção social na Argentina devido à natureza hedionda dos crimes.
A captura de Valverde e Ozorio foi realizada por agentes de um grupo de elite da polícia antidrogas. Imagens divulgadas mostram o momento da prisão de Valverde em um caminhão que transportava peixes em uma estrada ao sul de Lima, durante bloqueios realizados por pescadores artesanais. Ao ser abordado, o suspeito se identificou às autoridades.
Valverde negou as acusações, afirmando: “Estão me culpando, nada mais, eu não matei ninguém… eles têm que encontrar o culpado, eu não tenho nada a ver com isso”. Ozorio, por sua vez, permaneceu em silêncio. Zenón Loayza, diretor de investigação da polícia peruana, destacou a coordenação com as autoridades argentinas, mencionando que Valverde estava sendo monitorado e que seu encontro com Ozorio em Lima era conhecido.
A extradição de Ozorio, que entrou ilegalmente no Peru, está prevista para os próximos dias, enquanto se preparam os trâmites para a extradição de Valverde. A ministra da Segurança argentina, Patricia Bullrich, confirmou a prisão de Ozorio, ressaltando que o governo argentino está trabalhando para que ele responda perante a Justiça pelo triplo homicídio. Segundo as investigações, o crime pode ter sido motivado por uma vingança relacionada ao tráfico de drogas.
Fonte: http://jovempan.com.br
