Reconhecendo a importância vital dos caminhoneiros para a economia brasileira, a C.Vale promoveu um evento especial em comemoração ao Dia Nacional do Caminhoneiro, celebrado em 16 de setembro. A iniciativa visou homenagear os profissionais que garantem o fluxo de 60% das mercadorias que circulam no país, incluindo alimentos, combustíveis e insumos essenciais.
Durante dois dias, aproximadamente 240 motoristas, entre funcionários e terceirizados que atuam no transporte de produtos para a esmagadora de soja da C.Vale em Palotina (PR), participaram de uma programação diversificada. O evento incluiu palestras sobre segurança no trânsito e saúde, além de sorteio de brindes e um momento de confraternização.
A programação foi organizada pelo Departamento de Segurança do Trabalho (Dsegt) da C.Vale. O gerente da área, Samuel Rubert, destacou a importância do Anel Viário de Palotina, uma obra conduzida pela cooperativa, durante sua fala aos caminhoneiros. Policiais militares também contribuíram com palestras sobre leis de trânsito e prevenção ao uso de entorpecentes, enquanto a analista de qualidade Josiha de Almeida abordou a segregação de resíduos.
Além das palestras, os participantes tiveram acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, com o apoio do Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho (Dsemt). “A atuação responsável e segura dos profissionais do transporte é de suma importância para nossas indústrias”, afirmou Rupert, ressaltando o propósito da C.Vale em valorizar esses profissionais.
A homenagem ganha ainda mais relevância diante da magnitude da operação logística da C.Vale. Somente na esmagadora de soja de Palotina, inaugurada em 2023, circulam mais de 600 caminhões diariamente, transportando soja e rações. A estrutura da esmagadora, com capacidade para processar 60 mil sacas por dia, conta com um estacionamento de 56 mil m² para 240 carretas, evidenciando a importância dos caminhoneiros para o complexo.
Para melhorar as condições de trabalho dos motoristas, a C.Vale também assumiu a gestão das obras do contorno viário de Palotina, um investimento significativo para o município. Com 15,2 km de extensão, rotatórias alongadas e um viaduto, a obra, com 72% de conclusão e previsão de entrega em 2026, promete otimizar o fluxo de veículos e garantir mais segurança aos motoristas que circulam no complexo da C.Vale.
Fonte: http://ric.com.br