Avaliação diagnóstica ocorre nos dias 17 e 18 de setembro

A Prova Paraná, aplicada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, envolve mais de 1,1 milhão de estudantes nos dias 17 e 18 de setembro de 2025.
Prova Paraná 2025
A Prova Paraná, promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), será aplicada nos dias 17 e 18 de setembro de 2025, envolvendo mais de 1,1 milhão de estudantes da rede pública. A avaliação diagnóstica abrange turmas do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I, do 6º ao 9º anos do Fundamental II e da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio.
Objetivos da avaliação
A Prova Paraná faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) e tem como principal objetivo diagnosticar a aprendizagem dos estudantes da rede pública. Os resultados vão ajudar na definição de estratégias pedagógicas que promovam avanços no processo de ensino e aprendizagem.
Aplicação das provas
As provas serão aplicadas nas escolas estaduais e municipais em formato impresso e divididas em dois cadernos, um para cada dia. O Caderno 1 avaliará Língua Portuguesa e Matemática, enquanto o Caderno 2 abordará Ciências, Geografia, História e Língua Inglesa para o Fundamental e Filosofia, Biologia, Física, Química, Sociologia, Educação Financeira e Pensamento Computacional para o Médio.
Acessibilidade e inclusão
A Seed-PR garante a participação dos estudantes da Educação Especial na avaliação, oferecendo condições diferenciadas, como provas ampliadas e superampliadas, em Braile, entre outras adaptações. Materiais de apoio também estão disponíveis para a preparação dos alunos.
Ferramenta de correção
Para facilitar a correção dos gabaritos, a Seed-PR desenvolveu um aplicativo chamado “Corrige”, disponível para diretores e docentes nas redes estadual e municipal.
Os resultados da Prova Paraná são fundamentais para que os educadores possam planejar ações estratégicas de ensino para o último trimestre letivo.