O governador em exercício Darci Piana anunciou um investimento de R$ 16,3 milhões para fortalecer instrumentos de pesquisa e ciência da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A assinatura foi feita no estande da Unioeste, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária, no Show Rural Coopavel.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, do secretário da Fazenda, Norberto Ortigara e do reitor em exercício, Gilmar Ribeiro de Mello. Os anúncios envolvem melhorias em todas as cinco unidades (Cascavel, Toledo, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon) e na Reitoria, além da construção de um novo edifício em Toledo voltado ao desenvolvimento de projetos para a produção de alimentos.
O novo prédio será construído em Toledo e contará com investimento de R$ 11,3 milhões, viabilizado com recursos do governo estadual. A proposta é transformar o espaço em um centro de referência no desenvolvimento de processos e produtos voltados à bioeconomia e à sustentabilidade da cadeia agroalimentar em nível nacional.
A professora Mônica Lady Fiorese, do curso de Engenharia Química da Unioeste, campus de Toledo, é a coordenadora do novo prédio. A implantação da unidade visa oferecer às empresas um espaço estruturado para o desenvolvimento, a otimização e o escalonamento de processos, especialmente aqueles voltados à valorização de subprodutos agroindustriais, com destaque para a cadeia de proteínas de origem animal.

