A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná ampliou o prazo para a execução dos projetos do Edital Qualifica Paraná, parte da Política Nacional Aldir Blanc, até 15 de abril de 2026. Anteriormente, o prazo terminaria em 14 de fevereiro. Agora, os proponentes com projetos aprovados têm até essa nova data para realizar as propostas e devem enviar a prestação de contas em até 30 dias após o término do prazo.
O edital tem um investimento total de R$ 8.272.000,00 e é voltado para ações de qualificação de artistas, técnicos, produtores culturais e formação de públicos, organizadas em três categorias. A primeira categoria abrange a qualificação de artistas e técnicos, permitindo a contratação de agentes culturais para a formação profissional em diversas áreas artístico-culturais.
A segunda categoria foca na qualificação de produtores culturais, visando o fortalecimento da formação técnica em planejamento, gestão financeira e ferramentas para a execução de projetos e eventos culturais no Estado. Já a terceira categoria, dedicada à qualificação de públicos, contempla a gestão das Escolas de Espectadores do Paraná, que atende crianças, jovens, adultos e idosos em vários municípios, incluindo Guarapuava, Maringá e Ponta Grossa.
Os interessados podem encontrar mais informações adicionais relacionadas ao edital na plataforma disponibilizada pelo governo.

