A Direção Nacional de Ingressos Tributários (DNIT) do Paraguai implementou recentemente ajustes nos controles de fiscalização na cabeceira da Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco. A ponte está disponível para o tráfego noturno, permitindo apenas a passagem de caminhões vazios e ônibus de turismo.
Nesta semana, a DNIT revisou o uso de escâneres para fiscalizar caminhões que utilizam a ponte. Durante a operação, os agentes encontraram uma criança escondida na cabine de um caminhão, que não havia passado pelos procedimentos migratórios. Em outro caso, um escâner detectou uma substância desconhecida em pneus, que ao ser verificada, revelou-se apenas areia.
Esses episódios demonstram a eficácia dos sistemas de fiscalização e a capacidade de ativar os procedimentos de verificação necessários. A circulação na Ponte da Integração teve início em 20 de dezembro de 2025, com horários específicos para a passagem de caminhões vazios e ônibus de turismo.
A partir de 19 de janeiro de 2026, ônibus de turismo também estão autorizados a trafegar pela ponte, ampliando as opções de transporte na região. Os ajustes visam garantir a segurança e a eficiência na fiscalização das mercadorias que entram ou saem do Paraguai.

