A Polícia Militar do Paraná (PMPR) entregou um drone DJI Mavic 2 Enterprise ao 9º Batalhão de Polícia Militar, em Paranaguá. O equipamento será utilizado pela Patrulha Costeira e amplia a capacidade de fiscalização, monitoramento e apoio operacional em toda a faixa litorânea do Estado.
O equipamento já será utilizado durante o Carnaval, período marcado pelo aumento expressivo do fluxo de turistas e pela intensificação das ações de segurança pública. Com a incorporação do novo recurso tecnológico, será possível monitorar ilhas, embarcações e áreas de difícil acesso, além de oferecer apoio aéreo às equipes em solo durante grandes eventos e ações de policiamento preventivo.
O diretor de Gestão de Políticas Públicas da SESP destacou que a modernização é fundamental para o enfrentamento dos desafios da segurança pública. O investimento em tecnologia potencializa a atuação policial, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta no litoral.
O Paraná reforçou a segurança pública recentemente com a entrega de 243 drones, em investimento de R$ 12,2 milhões, destinados às forças de segurança. Além disso, o avanço tecnológico integra uma mudança estrutural no orçamento da área, que saltou para R$ 8 bilhões, e inclui sistemas como o Olho Vivo, com reconhecimento facial, leitura de placas e análise de comportamento.

