O Parque Nacional Iguazú, no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, está introduzindo um sistema para combater as imprudências no trânsito. Veículos de turismo, táxis e ônibus que circulam pela área receberão um código QR visível, permitindo que os passageiros façam denúncias de irregularidades.
Ao escanear o código, os cidadãos poderão acessar uma página específica para registrar denúncias, que podem ser feitas de forma anônima. A administração espera que essa iniciativa ajude a reduzir práticas como excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas, que têm sido frequentes nas estradas da região.
Recentemente, as vias de acesso à Área Cataratas têm registrado atropelamentos de animais, muitas vezes relacionados ao excesso de velocidade. O chefe do Parque Nacional Iguazú, José María Hervás, destacou que a medida tem um caráter preventivo e educativo, buscando aumentar a conscientização sobre as imprudências no transporte de visitantes.
Inicialmente, os códigos QR estarão disponíveis em veículos associados à Associação de Táxis, à empresa Río Uruguay e ao serviço de transporte do hotel Meliá. Em um segundo momento, outros veículos também poderão integrar o sistema de denúncias.

