O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o aumento das tarifas globais de 10% para 15%, com efeito imediato. A decisão foi divulgada após a Suprema Corte rejeitar as tarifas impostas pelo governo, conhecidas como tarifaço.
Trump anunciou a medida em seu perfil na Truth Social, afirmando que a sobretaxa comercial se aplicará a países que, segundo ele, têm explorado os EUA por décadas. O presidente destacou que a nova tarifa é legal e permitida.
Durante coletiva na Casa Branca, Trump classificou a decisão da Suprema Corte como 'profundamente decepcionante', expressando vergonha pelos magistrados que votaram contra as tarifas. A corte decidiu, por 6 votos a 3, que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional não concede ao presidente a autoridade para estabelecer tarifas.
Trump elogiou os votos dissidentes de alguns juízes, destacando suas qualidades e reforçando a importância das novas tarifas para o projeto 'Tornar a América Grande Novamente'. Durante os próximos meses, o governo dos EUA determinará as novas tarifas legalmente permissíveis.

