Índice Geral de Preços-10 registra 0,21% de aumento

O IGP-10 apresentou alta de 0,21% em setembro, menor do que o esperado, segundo a FGV. O índice acumula alta de 2,88% em 12 meses.
O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) subiu 0,21% em setembro, ante elevação de 0,16% no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira, com o indicador registrando uma elevação menor do que a expectativa apurada em pesquisa Reuters, de aumento de 0,34%.
Números e indicadores do caso
O IGP-10 acumula agora alta de 2,88% em 12 meses e queda de 1,06% no ano de 2025. A aceleração do IGP-10 em relação a agosto se deveu ao aumento do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-10), que subiu 0,27%, ante elevação de 0,06% em agosto. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10) registrou queda de 0,13%, revertendo a alta de 0,18% registrada em agosto. Em termos de produtos, o café em grão teve destaque com alta de 22,37%.
Impacto no mercado
Especialistas alertam que o tom das declarações do Fed e do Copom pode movimentar bolsas, commodities e o fluxo de capital estrangeiro. O IPC, por sua vez, desacelerou, com influência de alimentos, serviços — como ingressos de cinema e passagens aéreas — e de preços administrados, como a gasolina. A manutenção da taxa pelo Copom foi unânime, mas o mercado busca no tom do comunicado e nas projeções de inflação informações que indiquem como os diretores estão avaliando os números da economia.
Análise do IGP-10
As principais contribuições positivas vieram de produtos agropecuários, que tendem a antecipar repasses para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC). O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-10), responsável por 10% do índice geral, subiu 0,42% em setembro, ante elevação de 0,82% em agosto. O comportamento dos preços continua a ser monitorado com atenção, especialmente em um cenário econômico instável.
Notícia feita com informações do portal: www.infomoney.com.br




