A G2 Cia de Dança do Centro Cultural Teatro Guaíra encerrou a primeira turnê de 2026 com uma apresentação do espetáculo "GAG – Uma livre adaptação de Heinrich Von Kleist sobre o Teatro de Marionetes" em Guarapuava. O evento ocorreu no Teatro Municipal Marina Karam Primak e atraiu cerca de 250 espectadores, que se emocionaram com a poética da montagem.
Na véspera da apresentação oficial, a companhia realizou um ensaio aberto para cerca de 100 alunos do curso de Artes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Guarapuava. Os artistas participaram de um bate-papo com o público, abordando o processo criativo e o trabalho da companhia, que conta em sua maioria com bailarinos acima de 60 anos, faixa etária predominante entre os espectadores.
Dentre os presentes, a comunicadora e bailarina Luara Stecinski ressaltou a importância de ver artistas maduros em atividade. Ela compartilhou sua própria experiência com a dança e expressou inspiração ao perceber que é possível continuar atuando artisticamente em idades mais avançadas.
Estudantes do curso de Artes também destacaram a experiência enriquecedora de assistir ao espetáculo. Isabela dos Santos Ribeiro comentou sobre a paixão pela arte e a inspiração proporcionada pela montagem, enquanto Marcelo Ferreira Garcia afirmou que conhecer o trabalho da G2 foi uma nova e inspiradora experiência que desafia estereótipos sobre a timidez e a arte.

