Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF), obteve apoio declarado de 25 senadores. Para sua aprovação, ele necessita de mais 16 votos, uma vez que a vaga está aberta há cinco meses, desde a saída do ex-ministro Luís Roberto Barroso.
Antes de ser votado no plenário, Messias deve ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde possui 10 dos 14 votos necessários. No colegiado, sete senadores se opõem à sua indicação, enquanto dez ainda não declararam seu voto.
Um levantamento indicou que, entre os 81 senadores, 25 apoiam Messias, 14 são contrários, 39 não manifestaram posição e três não responderam. A falta de apoio declarado o coloca distante dos 41 votos necessários para a aprovação.
Na CCJ, o apoio a Messias permanece inalterado desde novembro de 2025, apesar de algumas mudanças nas posições individuais dos senadores. O relator da indicação, Weverton Rocha, havia agendado a sabatina para 10 de dezembro, mas o evento foi adiado devido à não entrega da documentação pelo governo federal.

