O Governo Federal promoveu, em Brasília, o evento "Educação pelo Fim da Violência", que incluiu o lançamento do Protocolo de Intenções para Prevenção e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) formalizou sua adesão ao protocolo na presença do reitor, professor Fábio Hernandes. Atualmente, o protocolo é adotado por 69 universidades federais e 44 estaduais, totalizando 1.377 câmpus no Brasil.
O reitor Fábio Hernandes destacou que a Unicentro já realiza diversos projetos voltados para a temática da violência contra as mulheres. Em um evento a ser realizado no Câmpus Santa Cruz, será lançada a Campanha de Combate ao Feminicídio, que inclui o projeto Banco Vermelho, focado na prevenção e reflexão sobre o tema. Hernandes enfatizou a importância do combate ao feminicídio e o compromisso da universidade em atuar contra a violência.
A assinatura do protocolo, que envolve os Ministérios da Mulher e da Educação, visa promover ambientes acadêmicos seguros e inclusivos. O documento propõe medidas como a criação de núcleos de acolhimento, fortalecimento de ouvidorias e campanhas de prevenção. Além disso, incentiva políticas institucionais de prevenção e a produção de pesquisas científicas sobre a violência de gênero.
O protocolo também garante atendimento adequado às vítimas, com escuta qualificada e encaminhamentos necessários aos serviços de proteção. O evento contou com a presença do reitor Fábio Hernandes e da professora Solange Cristina Rodrigues Fiuza, além da ministra das Mulheres.

