A Justiça italiana aceitou o pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli, solicitado pelo governo brasileiro. O processo, que estava em sigilo, avança para nova fase e será encaminhado ao ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, responsável pela decisão final sobre o retorno da ex-parlamentar ao Brasil.
A defesa de Zambelli, representada pelo advogado Fábio Pagnozzi, confirmou que irá recorrer da decisão e que possui um prazo de 15 dias para isso. Durante esse período, a defesa espera que o ministro se manifeste a respeito do caso. O deputado italiano Angelo Bonelli anunciou a decisão em suas redes sociais, destacando que a palavra final cabe ao ministro da Justiça, que pode confirmar ou rejeitar a decisão do tribunal.
A decisão de extradição ocorreu após a rejeição de um pedido da defesa para a substituição dos juízes do caso, que já havia sido discutido em quatro adiamentos. A Embaixada do Brasil em Roma foi notificada pelos advogados, e ainda há a possibilidade de recurso na esfera judicial antes que o caso siga para a decisão do governo italiano.
Caso Carla Zambelli retorne ao Brasil, a pena poderá ser cumprida na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, que atualmente abriga 809 detentas. Zambelli foi condenada pelo STF em 2025 por invasão ao sistema do CNJ, e sua prisão foi decretada após deixar o país, tendo viajado inicialmente para os Estados Unidos antes de chegar à Itália.

