Curitiba ficou 83 horas com temperatura abaixo da casa dos 10°C. Os período foi encerrado pouco depois das 9h desta sexta-feira (04), quando chegou a 11,4°C. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a Capital não ficava tanto tempo consecutivo com temperaturas tão baixas desde 2013.
O sol deu as caras na Capital pela última vez na tarde de domingo (29). Desde então, a presença de nebulosidade e de uma massa de ar frio manteve as temperaturas muito baixas na cidade. Na segunda-feira (30) elas ficaram entre 9.6°C e 15.7°C. À noite a Capital entrou na casa dos 10°C de temperatura, e só fez temperatura acima de 11°C novamente nesta sexta (04).
Na terça (1º) as temperaturas foram entre 6.2°C e 9.6°C, quarta (02) ficaram entre 5,5°C e 6,9°C, quinta (03) a temperatura foi de 5,8°C até a casa dos 10°C, e nesta sexta (04) a mínima já foi de 9,4°C. Até as 15h, a temperatura mais alta em Curitiba já havia sido de 13,4°C, às 13h30.
A capital paranaense não tinha ficado tanto tempo consecutivo com temperaturas na casa de 10°C ou abaixo desde julho de 2013, quando Curitiba chegou a 93 horas nestas condições. Em junho deste ano ocorreu um período consecutivo um pouco menor: foram 67 horas seguidas abaixo de 10°C.
A tendência é de melhora nos próximos dias. A próxima semana tem previsão de tempo seco. “Esses últimos quatro dias foram bastante impactantes em Curitiba, pois a ausência de sol aumenta até a sensação de frio, mas no fim de semana já são esperadas máximas de até 18°C na Capital”, afirma Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar. “Aos poucos o sol vai aparecendo em períodos mais prolongados. Nesta sexta já tivemos algumas aberturas rápidas de sol a tarde, e no sábado e domingo teremos novas aberturas de sol”, acrescenta.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
Fonte:Plantão 190