O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou as pressões sobre o Irã, afirmando que uma civilização inteira pode morrer caso o país não reabra o Estreito de Ormuz. O ultimato acontece a poucas horas do fim do prazo estipulado por Trump para que o acordo entre os países seja firmado. Desde o fechamento do estreito, cerca de um quinto da produção mundial de petróleo deixou de passar pelo local, impactando a economia global, incluindo o Brasil.
Trump havia determinado a reabertura do Estreito de Ormuz em 48 horas, mas o prazo foi estendido até as 20h de hoje, no horário local. Em sua conta na rede social Truth Social, ele expressou suas preocupações sobre a situação e mencionou uma mudança no regime do Irã, sugerindo que uma solução positiva poderia surgir.
Em resposta às ameaças de Trump, o regime iraniano convocou jovens para formarem correntes humanas em torno de usinas de energia, reforçando a mobilização da população contra uma possível invasão terrestre. Além disso, foram reportados pelo menos 14 milhões de voluntários prontos para lutar em defesa do país, e a Guarda Revolucionária Islâmica alertou sobre possíveis ataques a infraestruturas energéticas.
A escalada das tensões entre os Estados Unidos e o Irã destaca a vulnerabilidade do mercado de petróleo e a possibilidade de um conflito mais amplo na região, caso as linhas vermelhas sejam ultrapassadas pelos EUA.


