Bolsonaro Denuncia ‘Perseguição Política’ e Recebe Apoio de Trump em Meio a Julgamento no STF

Jair Bolsonaro reagiu enfaticamente ao processo que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF), classificando-o como uma manobra para afastá-lo do cenário político nacional. A declaração foi feita nesta quinta-feira (17), em resposta à carta de apoio do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Bolsonaro agradeceu o gesto de Trump, que criticou o que considera uma perseguição orquestrada pelo governo brasileiro.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Bolsonaro questionou a legitimidade do processo, argumentando que está sendo julgado por um suposto golpe de Estado ocorrido em um domingo, sem o uso de tropas ou armas, e enquanto ele se encontrava nos Estados Unidos. “Querem, na verdade, me alijar do processo político. Alijar a maior liderança de direita da América do Sul. E entendo que eleições sem oposição, isso, sim, é um golpe”, declarou o ex-presidente. A manifestação ocorre após Trump expressar seu apoio a Bolsonaro e pedir o fim imediato do julgamento no STF.

Trump, em sua declaração, descreveu o sistema judicial brasileiro como “injusto” e criticou o governo Lula por supostamente reprimir a liberdade de expressão no país. Ele afirmou estar acompanhando de perto o caso e alertou sobre possíveis paralelos com a situação política nos Estados Unidos. A íntegra da carta de Trump a Bolsonaro dizia: “Tenho visto o terrível tratamento que o senhor está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra o senhor. Este julgamento deveria terminar imediatamente!”.

Bolsonaro é réu em um processo que o acusa de tentar impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, através de ações consideradas ilegais. O caso segue em andamento no STF, enquanto o ex-presidente busca apoio político para contestar as acusações. A troca de declarações entre Bolsonaro e Trump acentua a polarização política no Brasil e levanta questionamentos sobre a interferência de atores externos na justiça brasileira.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *