A recente imposição de tarifas de 50% por Donald Trump sobre produtos brasileiros pode ter um efeito inesperado: fortalecer a imagem de Lula. A avaliação, feita por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em caráter reservado, aponta para a possibilidade de a medida se tornar um revés para a direita.
Segundo um ministro ouvido pela Revista Oeste, o que era visto como um trunfo da oposição pode se transformar em um “tiro no pé”. A imposição das tarifas, argumenta o magistrado, oferece a Lula um “bode expiatório” para as dificuldades econômicas.
Ademais, interlocutores dos ministros do STF indicam que as pesquisas de opinião já refletem uma melhora na popularidade do ex-presidente. A estratégia de Lula, segundo fontes, seria a de “unir o país” em resposta à ação de Trump.
Paralelamente a essa avaliação, o STF e a Procuradoria-Geral da República (PGR) mantêm o foco em ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Alexandre de Moraes autorizou uma operação da Polícia Federal contra Bolsonaro, com medidas restritivas como o uso de tornozeleira eletrônica, posteriormente referendada pela 1ª Turma da Corte.
No âmbito da PGR, o órgão solicitou ao Tribunal a condenação de Bolsonaro, acusando-o de envolvimento em uma trama de ruptura institucional. As ações do STF e da PGR demonstram uma intensificação da pressão sobre o ex-presidente, em um cenário político já impactado pelas tarifas de Trump.
Fonte: http://revistaoeste.com