A cidade de Curitiba está promovendo uma transformação significativa em um dos seus principais corredores urbanos. O eixo da Avenida Arthur Bernardes já iniciou um processo de requalificação que resultará em um parque linear com 40 mil metros quadrados, que incluirá ciclovias, pistas de caminhada, quadras esportivas, jardins filtrantes e novas áreas de convivência.
Essa intervenção será realizada na confluência dos bairros Vila Izabel, Portão, Santa Quitéria e Seminário, e faz parte do projeto Novo Inter 2, que representa a maior mudança já realizada em um corredor circular do transporte coletivo na cidade. O objetivo é unir transporte, drenagem sustentável, áreas verdes e lazer em um espaço urbano revitalizado.
O antigo corredor da Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, conhecido por sua importância na conexão entre bairros e na prática de esportes, passará por uma ampliação de suas funções com a inclusão de novas estruturas voltadas para a convivência e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Entre as novidades do projeto estão a criação de ciclovias, pistas de caminhada, quadras poliesportivas, uma quadra de tênis, além de um playground moderno com piso emborrachado e áreas de permanência para os frequentadores. Também está prevista a instalação de iluminação em LED, paisagismo, calçadas e uma nova infraestrutura cicloviária.
Um dos aspectos mais relevantes da requalificação será a implementação de 12 mil metros quadrados de jardins de infiltração, que desempenharão um papel crucial na drenagem urbana, aumentando a permeabilidade do solo e contribuindo para a mitigação dos efeitos das chuvas.
As obras já estão em andamento em um trecho de aproximadamente 1,8 quilômetro entre as ruas São Leopoldo e Francisco Klemtz, com foco na melhoria das pistas, implantação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação total do corredor.



