O Athletico Paranaense confirmou a liberação do volante Juan Portilla, que não participou da vitória sobre o Remo e esteve ausente devido a compromissos com a seleção colombiana. O jogador viajou a Bogotá para se juntar ao técnico Néstor Lorenzo, iniciando um período de treinamentos antes da convocação final para a Copa do Mundo.
A decisão de liberar Portilla suscitou questionamentos entre os torcedores, especialmente em um momento em que o Furacão enfrenta desfalques significativos. Além do volante, o clube também não contou com o zagueiro Carlos Terán e os laterais Lucas Esquivel e Léo Dérik, todos se recuperando de lesões.
Odair Hellmann, técnico do Athletico, esclareceu que a liberação teve como base o desempenho do jogador e sua mentalidade em relação ao campeonato. Ao abordar a situação, destacou que Portilla não estava totalmente focado no time, considerando seu desejo de participar do Mundial. O volante, que já atuou em 19 partidas pelo clube, ainda não marcou gols desde sua chegada a Curitiba.
"Aproveito para falar sobre a situação do Portilla. Muito se falou, nos cobrando, a liberação. Nossas decisões aqui têm bases em fatos, informações, conversa e diálogo. O torcedor pode ficar tranquilo que aqui as decisões são tomadas com seriedade, tranquilidade, honestidade e sempre priorizando o time, o grupo e o Athletico", comentou Odair.
Ele enfatizou a complexidade da situação, mencionando que, embora Portilla não tenha declarado explicitamente que sua cabeça estava voltada para a Copa do Mundo, a divisão de atenção era evidente. "O coração está dividido e a cabeça está dividida. Não podemos, nesse nível de campeonato e com o grupo que temos, trazer um jogador que talvez esteja pensando na Copa", explicou o técnico.
Odair também observou que poderia ter optado por Léo Pelé, um jogador que tem enfrentado críticas da torcida, mas ressaltou a importância de proteger os jovens talentos da equipe. "Quando se oportuniza para um menino de 17 anos, que nem treinar com a gente treinou, não é só colocar para jogar. O ambiente é importante para ele, e é necessário ter um jogador mais experiente em campo", finalizou.



