Os motoristas que utilizam as rodovias no Norte do Paraná devem se preparar para a implementação do novo sistema de cobrança automática de pedágio eletrônico, que entrará em vigor no dia 1º de junho. O projeto, denominado free flow, já está em fase de testes em trechos da PR-445, em Tamarana, e da BR-376, em Mauá da Serra. A autorização para o início desses testes foi divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no dia 21 de março.
Nos primeiros dez dias de operação, os equipamentos funcionarão sem custos para os usuários. Após esse período, a tarifa será de R$ 10,80 para veículos de passeio. As motocicletas estão isentas da cobrança, enquanto caminhões e ônibus terão tarifas ajustadas de acordo com o número de eixos.
Os pórticos que compõem o sistema estão localizados em um dos principais corredores rodoviários que conectam o Norte do Paraná a Curitiba, com uma distância de aproximadamente 32 quilômetros entre Tamarana e Mauá da Serra. De acordo com a concessionária Motiva Rodovias, os motoristas que passarem pelos dois pórticos no mesmo sentido em um intervalo de até duas horas pagarão apenas uma tarifa.
A tecnologia utilizada no novo pedágio automático inclui câmeras e sensores que identificam a placa ou a TAG do veículo conforme ele passa, eliminando a necessidade de paradas. Para facilitar a utilização, a concessionária instalou faixas informativas ao longo das rodovias, orientando os condutores sobre o funcionamento do sistema.
Após passar pelos pórticos, os motoristas terão até 30 dias para efetuar o pagamento da tarifa. As opções de pagamento incluem o site Pedágio Digital, onde é possível utilizar PIX ou cartão de crédito, informando apenas a placa do veículo. Além disso, o aplicativo Motiva Rodovias e o site oficial da concessionária também estarão disponíveis para essa finalidade.
Para aqueles que preferem o pagamento em dinheiro, três locais credenciados receberão a tarifa de maneira presencial: um posto no km 60 da PR-445, em Londrina; um restaurante no km 296 da BR-376, em Mauá da Serra; e um restaurante no km 349 da BR-376, em Ortigueira. Vale destacar que usuários que optarem pela TAG automática terão um desconto de 5% e benefícios progressivos para passagens frequentes, válidos até a 30ª passagem no mesmo sentido.



