O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) está com candidaturas abertas para o seu programa Pré-Universitário, que visa o ensino artístico-cultural e a preparação de portfólios na área. Este programa é destinado a estudantes que já possuem bolsas em suas escolas e oferece um total de 20 vagas. A idade mínima para os participantes é de 14 anos.
Neste ano, o programa, Pioneiro no Brasil, foca na arte contemporânea, abrangendo criações de artistas em atividade ou com obras recentes. As aulas ocorrerão entre os dias 13 e 24 de julho, em horários matutinos e vespertinos, e serão ministradas por especialistas de diferentes subáreas da economia criativa, incluindo preservação de acervo, curadoria e comunicação.
Os jovens selecionados terão a oportunidade de interagir não apenas com o acervo do Masp, mas também com artistas que abrirão seus ateliês para compartilhar seus processos criativos. A iniciativa visa promover debates e reflexões sobre temas relevantes à arte contemporânea, como decolonialidade, uso da moda como ferramenta política e inteligência artificial.
Durante a segunda semana do programa, os participantes dedicarão seu tempo à elaboração de portfólios, que poderão ser utilizados em futuras candidaturas universitárias. Cada estudante receberá acompanhamento individual de artistas e curadores, além de ter a chance de apresentar a compilação de seus trabalhos a convidados ao final do curso.
A participação no programa garante um certificado e uma carta de recomendação personalizada, disponível em português e inglês, o que pode ser um diferencial para quem busca maior visibilidade em nível internacional. Para se candidatar, os interessados devem enviar uma carta explicando seu interesse no projeto e, opcionalmente, anexar um portfólio já existente, o que ajudará os avaliadores a compreender suas preferências e influências artísticas.
As inscrições podem ser feitas através do site do Masp, e dúvidas podem ser enviadas para o email ensino@masp.org.br.



