Vereadores mirins e integrantes do Parlamento Jovem conheceram o Palácio Iguaçu e a Assembleia Legislativa do Paraná, apresentaram propostas e acompanharam pautas de interesse de Quedas do Iguaçu
A Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu promoveu, na segunda-feira (22), uma agenda institucional em Curitiba com vereadores mirins e integrantes do Parlamento Jovem. A programação aproximou os estudantes dos espaços de decisão pública do Paraná e reforçou o compromisso do Poder Legislativo Municipal com a formação cidadã, a participação juvenil e o fortalecimento da democracia.
A atividade contou com a participação de vereadores mirins, integrantes do Parlamento Jovem, diretores, coordenadores das escolas participantes, intérprete de Libras e representantes do Legislativo Municipal. Ao longo da agenda, o grupo visitou o Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, e a Assembleia Legislativa do Paraná, onde conheceu de perto a estrutura e o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo. Durante a programação, também foram entregues demandas construídas pelos estudantes a deputados estaduais e representantes do Governo do Estado, a partir de necessidades observadas nas escolas e comunidades de Quedas do Iguaçu.
A agenda também foi acompanhada por profissionais da imprensa de Quedas do Iguaçu, que registraram a participação dos estudantes nas atividades realizadas na capital.
Visita ao Palácio Iguaçu
No Palácio Iguaçu, os estudantes tiveram acesso a espaços institucionais importantes da sede do Governo do Estado, entre eles o Salão Nobre, salas de reuniões, áreas históricas e o Gabinete de Gestão e Informações. A visita permitiu que os participantes compreendessem melhor a organização administrativa do Estado e a importância dos ambientes onde são debatidas e acompanhadas decisões estratégicas para o Paraná.
Conhecimento sobre o Legislativo Estadual
Na Assembleia Legislativa do Paraná, os vereadores mirins e integrantes do Parlamento Jovem conheceram gabinetes parlamentares, o plenário e espaços que fazem parte da rotina do Legislativo Estadual. A experiência possibilitou aos estudantes acompanhar, na prática, como funciona uma Casa Legislativa e como são discutidas pautas que impactam os municípios paranaenses.
Demandas apresentadas pelos vereadores mirins
Durante a agenda na Alep, também foram apresentadas solicitações construídas pelos vereadores mirins a partir de demandas observadas nas escolas e comunidades de Quedas do Iguaçu. As propostas tratam de temas ligados à segurança, educação, saúde, infraestrutura, trânsito, saneamento básico e valorização de espaços públicos.
Entre as solicitações estão a implantação de kits de primeiros socorros nas escolas municipais e estaduais, a realização de treinamentos para professores e equipes escolares com profissionais especializados, melhorias no transporte dos estudantes da APAE, reforma de quadras esportivas, conclusão de obras em colégios estaduais, ampliação do atendimento psicológico nas instituições de ensino, restauração do Mirante da Usina Hidrelétrica Salto Osório e implantação de saneamento básico nos bairros São Cristóvão e Tarumã.
A vereadora mirim Jheniffer Godois destacou que a viagem permitiu aos estudantes apresentar demandas diretamente relacionadas à realidade das escolas e comunidades. “Foi uma experiência muito importante, porque tivemos a oportunidade de conhecer de perto como funciona o trabalho na Assembleia Legislativa e também participar das agendas no Palácio do Governo. Nós apresentamos algumas solicitações da nossa comunidade, entre elas a situação das obras paradas no Colégio do Alto Recreio, em Pindorama e no Alto Alegre. Pedimos mais atenção para essa situação, porque essas melhorias são muito importantes para os alunos, professores e para toda a comunidade escolar”, afirmou.
A apresentação das propostas reforça o papel da Câmara Mirim como espaço de escuta, aprendizado e participação. A partir da observação da realidade local, os estudantes puderam transformar demandas das escolas e comunidades em solicitações formais, exercitando a cidadania e compreendendo a importância do diálogo com as instituições públicas.
Para Jheniffer, a agenda também contribuiu para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o funcionamento dos órgãos públicos e sobre as formas de participação da comunidade.
“Foi um momento de muito aprendizado para todos nós. Conseguimos conhecer melhor o funcionamento dos órgãos públicos e entender como podemos participar e contribuir para buscar melhorias para o nosso município”, completou.
O presidente da Câmara Municipal, Rodolfo Revers (PSB), ressaltou que a agenda em Curitiba integrou as ações de formação cidadã desenvolvidas com os estudantes. “São projetos que fazem parte da realidade de Quedas do Iguaçu. O Parlamento Jovem é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral, em parceria com o Colégio John Kennedy, com apoio da Câmara. Já a Câmara Mirim é um programa da Câmara de Vereadores de Quedas. Trouxemos os estudantes para uma visita técnica ao Palácio Iguaçu e à Assembleia Legislativa”, afirmou Rodolfo.
Rodolfo também destacou que a presença dos vereadores mirins e integrantes do Parlamento Jovem fortalece o aprendizado prático e amplia a participação dos estudantes na vida pública.
Segundo ele, a programação também permitiu que os jovens acompanhassem uma pauta diretamente ligada à história do município. “Organizamos a agenda para aproveitar a oportunidade de os estudantes acompanharem essa votação, que traz a homenagem para um quedense ilustre”, completou.
Pauta relacionada à história de Quedas do Iguaçu
A agenda na Assembleia Legislativa também coincidiu com a votação do projeto que denomina a PR-473 como Rodovia Prefeito Vitório Revers. A pauta foi acompanhada pelos estudantes, representantes do Legislativo Municipal, familiares de Vitório Revers e pela prefeita em exercício de Quedas do Iguaçu, Marlene Fátima Mânica Revers, em um momento de reconhecimento à trajetória do ex-prefeito e à importância da rodovia para a ligação regional.
Autor da proposição, o deputado estadual Luis Corti (PSD) destacou a aprovação da matéria e afirmou que a homenagem passa a integrar a história do Paraná.
“Com a aprovação dos deputados, esta Casa de Leis deixa registrado em seus anais um projeto que passa a fazer parte da história do Paraná, homenageando um ilustre cidadão que entregou a Quedas do Iguaçu, à Cantuquiriguaçu e ao Estado a sua alma e o seu coração”, afirmou Corti.
O parlamentar também ressaltou o trecho que receberá a denominação. “De agora em diante, o trecho que sai de Nova Laranjeiras e segue até a região do alagamento da Usina de Salto Caxias passa a ser denominado Rodovia Prefeito Vitório Revers”, completou.
O presidente da Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu, Rodolfo Revers, acompanhou a votação e destacou o significado da homenagem. “Realmente é muito especial. A gente agradece ao deputado Luis Corti e a todos os deputados por essa homenagem, por esse reconhecimento, por eternizar o legado do meu pai. Além dos seus feitos, das suas obras, agora também fica eternizado nessa rodovia, que vai levar o seu nome e vai levar essa história para sempre”, afirmou Rodolfo.
A prefeita em exercício de Quedas do Iguaçu, Marlene Fátima Mânica Revers, também acompanhou a votação e falou sobre a emoção da família diante da homenagem. “É um momento muito importante para Quedas do Iguaçu e muito emocionante para a nossa família. O Vitório deixou um legado de trabalho pela nossa cidade, e ver o nome dele nessa rodovia é uma homenagem muito merecida. Ficamos profundamente gratos por esse reconhecimento, que ficará guardado no coração de todos nós”, ressaltou.
A presença dos vereadores mirins e integrantes do Parlamento Jovem durante a sessão ampliou o significado pedagógico da visita. Além de conhecerem o funcionamento do Legislativo Estadual, os estudantes acompanharam uma pauta relacionada à história de Quedas do Iguaçu e à valorização de uma liderança que contribuiu para o desenvolvimento do município.
Câmara Mirim e Parlamento Jovem
A Câmara Mirim é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Poder Legislativo Municipal e reúne representantes de colégios estaduais e do Instituto Federal do Paraná. O Parlamento Jovem é um projeto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e conta com a participação de estudantes do Colégio Cívico-Militar John Kennedy.
Os dois programas incentivam o protagonismo estudantil, a responsabilidade social, o debate de ideias e o conhecimento sobre direitos, deveres e participação pública. Ao levar os estudantes a espaços institucionais do Estado, a Câmara Municipal amplia a formação oferecida pelos programas e fortalece a relação entre educação, cidadania e Poder Legislativo.
Formação cidadã e participação juvenil
A visita institucional reafirma o compromisso da Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu com ações que aproximam os jovens da vida pública e valorizam o papel das instituições democráticas. A iniciativa também demonstra que o Legislativo Municipal atua não apenas na apreciação de matérias e fiscalização, mas também na construção de oportunidades de aprendizado e participação para as novas gerações.
Com a agenda em Curitiba, os estudantes vivenciaram uma experiência prática sobre democracia, representatividade e funcionamento do Estado, levando o nome de Quedas do Iguaçu a importantes instituições públicas do Paraná.
Confira todas as fotos:








