A Rússia retoma sua participação em torneios organizados pela Fifa após um intervalo de quatro anos. A entidade anunciou, na quinta-feira (25), que pela primeira vez desde o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, o país poderá competir em uma competição juvenil. O torneio em questão é o Campeonato Mundial Sub-15, que será realizado no Azerbaijão entre os dias 22 e 31 de outubro, e estará aberto a todas as federações filiadas à Fifa.
Desde 2022, as seleções e os clubes russos estavam proibidos de participar de competições internacionais devido a uma decisão conjunta da Fifa e da Uefa, em resposta ao conflito na Ucrânia. Apesar dessa proibição, a Federação Russa de Futebol nunca foi formalmente suspensa das duas organizações, o que possibilitou o retorno agora.
O ministro dos Esportes da Rússia, Mikhail Degtyarev, comemorou a decisão, considerando-a um passo significativo para a reintegração das equipes russas ao cenário esportivo internacional. Em suas redes sociais, ele expressou otimismo de que a participação no torneio juvenil seja um prenúncio de uma reintegração completa das seleções e clubes russos nas competições globais.
Recentemente, Gianni Infantino, presidente da Fifa, já havia demonstrado uma postura favorável ao retorno da Rússia aos torneios de futebol, especialmente nas categorias de base. Em seu discurso, ele destacou que as restrições impostas não trouxeram resultados positivos e que a proibição apenas gerou “mais frustração e ódio”.
A reintegração da Rússia ocorre em um contexto de flexibilização gradual das restrições impostas a atletas russos e bielorrussos. Em maio, o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou o fim das sanções aos atletas da Bielorrússia, permitindo que competissem sob sua bandeira e hino nacionais. No entanto, para os atletas russos, as restrições permanecem, embora desde 2023 eles possam participar de competições individuais sob bandeira neutra e com condições específicas.



