A pesquisa BTG/Nexus, divulgada na última segunda-feira (29), aponta que 33% dos eleitores avaliam o governo Lula como "péssimo". Combinando essa porcentagem com os que consideram a gestão como "ruim" (9%), o total de avaliações negativas chega a 42%. Apenas 18% dos entrevistados percebem o desempenho do governo como "regular".
No que se refere às avaliações positivas, 38% dos eleitores reconhecem aspectos favoráveis na administração do terceiro governo Lula. Dentre esses, 20% o classificam como "bom" e 18% como "ótimo". Os dados foram coletados em um contexto conturbado, especialmente após a operação que envolveu o ex-líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
A pesquisa revela ainda que a população está dividida em relação ao governo petista. Os números mostram que 48% dos entrevistados aprovam a administração, enquanto o mesmo percentual desaprova. Apenas 4% não souberam ou não responderam à pergunta.
A economia se destaca como um tema relevante nas avaliações negativas, com 51% dos participantes considerando-a ruim ou péssima. Outros 30% avaliam a situação econômica como regular, enquanto 17% a veem como ótima ou boa. A segurança pública é apontada como uma das principais preocupações, com 29% dos entrevistados a identificando como o maior problema, e 15% a colocando como prioridade.
Além da segurança, outros temas também figuram entre as principais preocupações da população. A corrupção foi mencionada por 19% dos entrevistados como o problema mais significativo, enquanto a saúde pública e a educação foram citadas por 12% e 14%, respectivamente. O desemprego, por sua vez, foi identificado como o principal problema por 11% dos participantes.
O levantamento, que ouviu 2.009 eleitores entre os dias 26 e 28 de junho, apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%. O registro da pesquisa está disponível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08521/2026.



