O presidente da Argentina, Javier Milei, fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, referindo-se a ele como ex-presidiário e alegando que não teve a oportunidade de visitar seu amigo, o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar. As declarações foram feitas em uma entrevista à Radio Mitre no último domingo (26).
Milei sustentou que Lula teve liberdade para visitar Cristina Kirchner, que é ré em um processo judicial, em julho de 2025, mas não lhe foi permitido encontrar Bolsonaro, que, segundo ele, está preso injustamente. O presidente argentino também acusou o Brasil de ter contribuído significativamente para uma suposta campanha anti-Argentina, que teria começado em resposta às reações à seleção argentina durante a Copa do Mundo de 2026.
"Sabe quem investiu mais dinheiro nesta campanha anti-Argentina? Foi o governo brasileiro. 25% dos recursos saíram do governo do Brasil", afirmou Milei. Ele criticou membros da esquerda, afirmando que eles não desejam ver a liberdade prosperar. O presidente argentino também questionou as declarações do governo Lula sobre sua visita ao Brasil, que ocorreu durante um evento do Partido Liberal (PL), onde Flávio Bolsonaro teve sua candidatura à presidência oficializada.
Milei destacou que o governo brasileiro teve um papel ativo na campanha eleitoral de 2023, mencionando que assessores de Sergio Massa, seu adversário nas eleições, eram brasileiros enviados por Lula. Sergio Massa foi o candidato que disputou o segundo turno contra Milei nas eleições de 2023.
A postura do governo argentino é de não se retratar diante das críticas de Lula, conforme publicado pelo jornal La Nación. Fontes do governo de Buenos Aires informaram que não haverá desculpas nem do presidente argentino nem do embaixador da Argentina no Brasil. A convocação do embaixador argentino em Brasília, Daniel Raimondi, pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, não resultará em uma manifestação pública por parte do governo argentino.
O Itamaraty confirmou que o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, foi chamado para consultas, uma medida diplomática frequentemente utilizada em resposta a declarações consideradas hostis. Uma fonte diplomática brasileira comentou que as declarações de Milei ofenderam dois Poderes, o povo e a democracia do Brasil.



