O programa de renegociação de dívidas bancárias, conhecido como Desenrola Brasil 2.0, teve seu prazo estendido até 31 de agosto. A prorrogação foi oficializada em uma portaria do Ministério da Fazenda, divulgada no Diário Oficial da União neste sábado (1º). O ministro da Fazenda, Dario Durigan, já havia antecipado essa medida anteriormente.
Com a ampliação do prazo, os consumidores têm a oportunidade de renegociar suas pendências financeiras com as instituições bancárias, visando regularizar seu acesso ao crédito. As regras do programa permanecem as mesmas e a prorrogação é válida apenas para instituições financeiras que tenham realizado, até 30 de julho, pelo menos mil operações de crédito com garantia do Fundo de Garantia de Operações (FGO).
Durigan enfatizou que essa prorrogação não exigirá novos investimentos públicos no FGO, pois os recursos já alocados ao programa são suficientes para atender à demanda esperada. A medida visa facilitar a conclusão das negociações para aqueles que ainda estão em processo de regularização das suas dívidas.
Além de beneficiar os consumidores em negociação, a prorrogação também é vantajosa para quem deseja obter financiamentos. O ministro destacou que motoristas de aplicativo, taxistas, entregadores e caminhoneiros que pretendem trocar de veículo através do Programa Move Brasil estão entre os beneficiados com essa extensão de prazo.
Com essa iniciativa, o governo busca oferecer mais tempo e oportunidades para que os cidadãos se regularizem financeiramente, contribuindo para a recuperação econômica e o aumento do acesso ao crédito.



