Negociação sanitária concluída entre os governos

Brasil e Colômbia formalizam negociação para exportação de farinha de sangue bovino, insumo importante no setor agropecuário.
O governo brasileiro e o governo da Colômbia concluíram a negociação sanitária que permite ao Brasil exportar farinha de sangue bovino para a Colômbia. Este insumo, rico em proteínas, é utilizado na ração para animais e atende a uma demanda crescente no país, que possui cerca de 52 milhões de habitantes, muitos dos quais têm animais de estimação.
Impacto da exportação
Em 2024, o Brasil já exportou mais de US$ 863 milhões em produtos agropecuários para a Colômbia, com destaque para papel e celulose, açúcar refinado, café e rações para animais. Com essa nova abertura de mercado, o agronegócio brasileiro totaliza 471 negociações desde o início do ano.
Colaboração entre ministérios
Os resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O esforço conjunto dessas instituições tem sido fundamental para a expansão das exportações brasileiras no setor agropecuário.


