A falta de água em Curitiba, que começou na sexta-feira (14), persiste e ainda afeta diversas áreas da cidade neste domingo (16). Inicialmente, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) havia informado que a interrupção no abastecimento era resultado de obras de manutenção na rede de distribuição. No entanto, a situação se complicou devido a uma ocorrência de excesso de turbidez no manancial, provocada por eventos climáticos.
A previsão de normalização do abastecimento foi sendo atualizada ao longo do fim de semana. No bairro Alto Boqueirão, a expectativa é que a situação se normalize até as 17h deste domingo. Entretanto, em outros bairros, como Boqueirão e Hauer, a falta de água persiste e a previsão para a regularização do fornecimento foi estendida para as 10h de segunda-feira (17).
Com isso, alguns moradores podem enfrentar até quatro dias sem água. A Sanepar recomenda que os cidadãos consultem o mapa de ocorrências disponível em seu site para verificar se suas localidades estão afetadas. A ferramenta permite que os usuários insiram seus endereços e conferem as interrupções no abastecimento na região.
As interrupções no fornecimento de água geram preocupação entre os moradores, que dependem do serviço para suas atividades diárias. A companhia tem trabalhado para resolver a situação, mas a combinação de obras e problemas climáticos dificultou a previsão de retorno ao normal.
Os moradores são orientados a acompanhar as atualizações da Sanepar e a se prepararem para eventuais contingências, uma vez que a normalização do abastecimento de água em Curitiba e Campo Largo depende da superação dos problemas enfrentados nos mananciais.



