RJ expande rede pública de recarga para carros elétricos

Novos postos visam facilitar a popularização dos veículos elétricos

RJ expande rede pública de recarga para carros elétricos
Ideia é dar condições para aumentar ainda mais a frota de veículos elétricos no Brasil. Foto: Aliaksei Kaponia/Shutterstock

Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia instalação de 15 novos postos de recarga rápida até 2028, em parceria com a C40 Cities e TCP.

Em 31 de outubro de 2025, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a ampliação da infraestrutura para carros elétricos com a instalação de 15 novos postos de recarga rápida até 2028. O aumento nas vendas dos modelos elétricos no Brasil não eliminou os desafios para sua popularização, sendo a falta de infraestrutura um dos principais problemas enfrentados pelos motoristas.

Parceria para sustentabilidade

O projeto foi apresentado durante um evento sobre sustentabilidade no transporte e é fruto de uma colaboração com a C40 Cities, uma rede global de prefeitos comprometidos com ações para enfrentar a crise climática, e a The Climate Pledge (TCP). Os investimentos na instalação dos novos postos de recarga serão realizados através da iniciativa global Laneshift, focada na descarbonização do transporte de carga na América Latina e na Índia.

Eletropostos na cidade

Desde julho, a C40 apoia um projeto demonstrativo que já resultou na inauguração de dois eletropostos: o Eletroposto Carioca, localizado na Barra da Tijuca, e um hub público na Avenida Brasil, que funcionará como laboratório urbano até dezembro deste ano. Os dados coletados nesses locais servirão para subsidiar a instalação dos 15 novos eletropostos no Rio de Janeiro.

Impactos na qualidade de vida

A cidade precisa se adaptar a essa nova realidade, que promete trazer não apenas menos poluição e ruído, mas também mais qualidade de vida. No entanto, a mudança de hábito dos motoristas depende de fatores econômicos, uma vez que o investimento inicial na compra de veículos elétricos é maior, mas o retorno financeiro ao longo do tempo pode ser significativo devido à economia com combustíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *