A partir de 8 de agosto, será publicada uma série de entrevistas com presidentes executivos de instituições financeiras, abordando as perspectivas para as eleições de 2026. Esses líderes, que representam bancos de investimento, fundos de previdência e plataformas de investimento, têm uma visão privilegiada sobre a economia, dada a demanda de seus clientes corporativos.
A unanimidade entre os entrevistados é a preocupação com a necessidade urgente de um ajuste fiscal. Eles alertam que, se o governo não alinhar seus gastos à arrecadação, a pressão inflacionária permanecerá elevada, levando a um aumento na taxa básica de juros. A Selic, principal ferramenta do Banco Central para controlar a inflação, também pode provocar a diminuição da circulação de dinheiro, resultando em um impacto negativo nos negócios e no crescimento econômico.
"A economia não aguenta mais um ano com os juros reais nesse nível", afirma Daniel Wainstein, co-CEO do Seneca Evercore e fundador do Banco Seneca. Ele ressalta que a insustentabilidade da situação pode resultar em um aumento do desemprego, afetando gravemente o setor empresarial.
Outro ponto destacado pelos líderes do setor financeiro é o aumento nos pedidos de recuperação judicial por grandes empresas, o que tem gerado um efeito dominó que atinge também as fornecedoras menores. Há relatos de empresas que enfrentam dificuldades financeiras a ponto de reduzir a produção por falta de recursos para manutenção de equipamentos.
Ricardo Lacerda, CEO do BR Partners, enfatiza que a ausência de uma estratégia para reduzir os juros levará o país a uma situação crítica. Ele alerta para a possibilidade de discussões sobre calote da dívida pública caso a situação não seja revertida.
O posicionamento político dos entrevistados varia, mas, em geral, eles não manifestam apoio explícito à reeleição do presidente Lula ou à candidatura do deputado Flávio Bolsonaro (PL-RJ). As opiniões tendem a oscilar entre ceticismo e críticas a ambos, com posturas mais firmes Contra Lula. Lacerda, por sua vez, tem se alinhado a Ronaldo Caiado em sua campanha eleitoral.



