Governo federal anuncia planos para garantir conectividade nas instituições de ensino

Governo planeja garantir internet em todas as escolas públicas do Brasil até 2026.
Nesta terça-feira (2), o governo federal anunciou que planeja garantir acesso à internet em todas as escolas públicas do Brasil até dezembro de 2026. A informação foi confirmada por Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações, durante sua participação no programa Bom Dia, Ministro, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O ministro enfatizou que a estratégia para alcançar esse objetivo envolve a utilização de infraestrutura de fibra óptica ou satélite, o que permitirá que as instituições de ensino tenham conectividade de qualidade. “A conexão de todas as escolas públicas é muito importante para o desenvolvimento educacional de crianças e jovens”, afirmou Siqueira.
Avanços na cobertura de internet móvel
Além do compromisso com as escolas, o governo também destacou que a cobertura da rede móvel de quinta geração (5G) já ultrapassou 64% do território nacional. Essa expansão foi além da previsão inicial da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que estimava que a cobertura chegaria a 57% apenas em 2027. O ministro afirmou que, em 2025, o governo planeja conectar 1,5 mil localidades em distritos rurais com tecnologia 4G, promovendo a inclusão digital em áreas com menor densidade populacional.
Novos leilões para ampliar a conectividade
Para continuar a expansão da rede móvel, o governo anunciou que realizará em janeiro um novo leilão para a faixa de 700 MHz. O objetivo é aumentar a capilaridade da rede móvel, especialmente em localidades com pelo menos 600 habitantes. Essa ação visa promover a expansão da tecnologia 5G, que já atende 67% do território previsto no edital.
O ministro Frederico de Siqueira Filho ressaltou a importância de conectar as comunidades rurais, afirmando que isso é fundamental para viabilizar a conectividade móvel para essa população. O governo está comprometido em concluir as instalações da cobertura 4G em zonas rurais e distritos, assegurando que cada vez mais brasileiros tenham acesso à internet.
Conclusão
Essa iniciativa do governo federal representa um avanço significativo na busca por inclusão digital no Brasil. Com a promessa de levar internet a todas as escolas públicas até 2026, o país se aproxima de um cenário em que a educação e a tecnologia caminham juntas, contribuindo para o desenvolvimento de novas gerações. A ampliação da cobertura 5G e a realização de leilões para aumentar a conectividade reforçam o compromisso do governo em garantir que todos tenham acesso à informação e ao conhecimento, independentemente de sua localização.




