O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), sob coordenação da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), avança nas orientações de prevenção a afogamentos durante as operações do Verão Maior Paraná, programa do Governo do Estado. Os dados da corporação demonstram que, mesmo com o aumento de veranistas no Litoral, as ações de salvamento em águas são muito inferiores ao número de orientações e advertências feitas pelos guarda-vidas nos postos espalhados pela orla e rios da região.
Foram registradas 11.440 orientações e 3.193 advertências dos guarda-vidas desde o início do Verão Maior Paraná no sábado, dia 20 de dezembro, até o dia 23 de dezembro, terça-feira. No mesmo período foram 66 operações de salvamento, ou 173 vezes menos salvamentos do que orientações e 48 vezes menos do que advertências.
Os números mostram, ainda, que no período ocorreram 6 afogamentos, ou 5,6% de todas as vezes em que os guarda-vidas foram acionados ao salvamento. A maior parte dos resgates aconteceu em Matinhos, seguido por Pontal do Paraná, Guaratuba e Paranaguá.
as ações preventivas auxiliam na manutenção dos índices. “Quando o banhista curte o mar em frente ao posto de guarda-vidas, recebe orientações constantes para evitar entrar em área de risco.

