Usina inaugura após 15 anos com capacidade para 36 mil m³ anuais

Agropalma retoma produção de biodiesel em Belém após 15 anos, com usina que terá capacidade de 36 mil m³ anuais.
Em 5 de setembro de 2023, a Agropalma anunciou a retomada da produção de biodiesel com a inauguração de uma usina em Belém do Pará, após 15 anos fora do segmento. A nova planta, com capacidade autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de 36 mil m³ anuais, começará com uma produção inicial de 19 mil m³, voltada para o mercado paraense. “Estamos muito contentes por retornar ao ramo do biodiesel em um momento que existe um direcionamento e crescimento desse setor”, destacou André Gasparini, diretor comercial da Agropalma.
Impactos ambientais e econômicos
A usina, que já iniciou suas operações, deve evitar a emissão de aproximadamente 39 mil toneladas de CO2 anualmente, conforme informações da Agropalma. Esta iniciativa visa não apenas atender a demanda local por biodiesel, mas também contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Demanda local de biodiesel
No ano de 2024, o estado do Pará adquiriu 268 milhões de litros de biodiesel, sendo 79% provenientes do óleo de soja e transportados principalmente das regiões Centro-Oeste e Sul. A Agropalma pretende substituir parte dessas importações com a produção local a partir da palma, que é a principal cultura agrícola do estado.
Próximos passos
A Agropalma se prepara para expandir sua produção e atender a crescente demanda por biodiesel na região, contribuindo para a sustentabilidade e a economia local. Com o retorno ao mercado, a empresa espera estimular a produção agrícola local e colaborar para um futuro mais sustentável.



