A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) deu um passo importante no combate à violência de gênero ao se comprometer com a certificação de boas práticas, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O compromisso foi firmado durante reunião convocada pelo presidente da Alep, Alexandre Curi (PSD), e pela secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, que contou com a participação da bancada feminina da Casa.
A deputada estadual Cristina Silvestri (PP), presente no encontro, expressou sua satisfação com a iniciativa. “É um avanço importante para o enfrentamento à violência de gênero no ambiente legislativo e dar o exemplo à sociedade e ampliar a participação feminina na vida pública”, afirmou a deputada.
Durante a reunião, a secretária Leandre Dal Ponte presenteou as deputadas com o Código da Mulher Paranaense Comentado, um material que compila e explica as leis estaduais voltadas à proteção dos direitos das mulheres. A publicação tem como objetivo facilitar o acesso à legislação e promover a sua aplicação.
Além disso, a deputada Cristina Silvestri ressaltou a importância do Selo Empresa Amiga da Mulher, instituído pela Lei 21.241/2022, de sua autoria, quando exerceu o cargo de procuradora da Mulher da Alep. O selo visa reconhecer e incentivar empresas que adotem práticas de valorização da mulher e promovam o equilíbrio entre trabalho e família.
“Precisamos avançar em todas as frentes: no Parlamento, no setor produtivo e na vida em sociedade. Valorizar e proteger as mulheres é investir em um futuro mais justo e equilibrado para todos”, reforçou Cristina Silvestri, enfatizando a necessidade de um esforço conjunto para garantir a igualdade de oportunidades e o respeito aos direitos das mulheres.
